segunda-feira, 30 de maio de 2011

Visão do servidor público sobre a administração Pública no brasil



Autores: Giovani do Vale Cândido, Luiz Roberto da Silva Junior
ALUNOS DE GESTÃO PÚBLICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UDF

Introdução
A Administração Pública no Brasil sentiu os primeiros reflexos de reestruturação com a atuação do regime militar, com a edição do Decreto-Lei nº 200, de 1967, que definiu novos rumos para Administração Pública que pregava a autonomia de gestão.  O processo de reforma, iniciado no governo Sarney, não obteve êxito. No governo Collor, o resultado foi pouco satisfatório, mas não o suficiente para suprir as necessidades do país. A reforma gerencial só ganhou força no primeiro mandato da gestão de Fernando Henrique Cardoso, quando ocorreu o ápice das mudanças de um estado burocrático para um sistema gerencial.
Com base na estrutura da administração vigente, optou-se por realizar uma pesquisa de opinião com servidores públicos dos governos federal e distrital, com o objetivo de identificar seus conhecimentos sobre o sistema da Administração Pública e qual a visão sobre o sistema gerencial do qual fazem parte.
Pesquisa
Na expectativa de conhecer o perfil dos entrevistados, tomando por base os resultados alcançados com a pesquisa de opinião realizada, no período de 13 a 17 de abril de 2011, na cidade de Brasília, foram feitas, por amostragem, entrevista com cem servidores dos governos federal e distrital. Utilizou-se o método com perguntas abertas e fechadas, com o propósito de conhecer o conceito dos servidores a respeito da Administração Pública.
 Aplicou-se um questionário direcionado, de forma que propiciasse ao final, traçar o perfil do entrevistado. A enquete foi dividida em perguntas fechadas por faixa etária, grau de instrução, tempo de serviço, tipo de contrato, origem, cargo, renda familiar, conhecimento sobre a Administração Pública e grau de satisfação. E por fim, uma pergunta aberta a respeito da visão sobre a Administração Pública no Brasil e qual sugestão daria para torná-la mais eficiente.  


Demonstram-se abaixo em forma de gráficos os resultados alcançados:
A faixa etária da maior parte dos entrevistados fica entre 41 e 50 anos. 

  
O grau de instrução é bastante elevado, a maioria possui curso superior.


O tempo atual no serviço público é muito equilibrado, o menor percentual está dentre os que têm em média 31 a 40 anos de serviço.


Dos entrevistados, 60% pertencem aos quadros de servidores efetivos enquanto 8% somam os terceirizados.

A maioria dos entrevistados pertence ao quadro distrital.


O percentual de ocupante de cargo gerencial e de analista é relativamente baixo considerando os ocupantes de cargos técnicos e administrativos



A média de salário recebido pelos servidores na data da pesquisa oscila bastante, no entanto, a maioria tem renda familiar entre 05 e 10 salários mínimos.


Dos servidores entrevistados, 60 % declaram conhecer o sistema de Administração Pública Gerencial, no entanto o percentual dos que não sabem é bastante elevado.



A maioria vê a Administração Pública como pouco eficiente.



Os demonstrativos gráficos revelam que há uma proximidade nas opiniões, mostrando uma sociedade mais coesa no que diz respeito à visão geral sobre o sistema de Administração Pública gerencial.
Texto explicativo retangular com cantos arredondados: Este parágrafo está muito grande, confuso e misturando vários assuntos. Precisa ser mais bem trabalhado. Dividam em pelo menos dois e foquem cada um num assunto.Com os resultados alcançados, identificou-se que a maioria dos entrevistados é efetiva, possui boa formação, recebe salários acima da média nacional e tem uma visão negativa sobre a Administração Pública, classificando-a como pouco eficiente. Porém, acreditam que o sistema pode ser melhorado com leis eficientes, punições para servidores corruptos, treinamento e cursos de aperfeiçoamento para servidores e contratações de concursados com formação específica para gerir o serviço público.
Os funcionários públicos entrevistados esperam uma administração menos burocrática, e que os gestores não se deixem levar pela politicagem, atuando em troca de favores. Os administradores devem desempenhar com dedicação e seriedade as funções para as quais foram designados, pois existem vários processos na administração que de alguma forma favorecem aos desvios de recursos facilitando a corrupção.
 Enfatizam-se algumas opiniões colhidas durante a pesquisa:
  
“A administração ainda é focada em redutos eleitorais em troca de favores. É preciso que o administrador entenda que eficiência, moralidade, impessoalidade são princípios que devem ser aplicados sempre”.
 “Vejo a administração como uma máquina formada por várias engrenagens onde algumas delas não são fiéis no cumprimento de seu papel. Acredito que a inserção de técnicos corajosos e com conhecimento para identificar e trocar as engrenagens danificadas certamente ocorrerá melhoria”.
 “Infelizmente, em nosso país os gestores acreditam que ser político é o bastante para exercer essa importante função que é administrar nossas cidades, estados e o país. Espero que no futuro possamos contar com profissionais qualificados, com ampla visão e que ajam com honestidade e transparência”.
“Implantar a administração pública gerencial pela expansão econômico-social do estado enfraquecendo o sistema burocrático com ênfase no controle e no resultado, assim aumentaria a qualidade do serviço público e satisfação do cidadão”.

Há quem diga que se o objetivo da Administração Pública é o público, então é necessário acabar com a deficiência e a morosidade nos atendimentos. Essas são soluções descentralizadas para atender ao povo com presteza, eficiência e eficácia.

                                                         Conclusão
            Conclui-se que a falta de servidores públicos qualificados tem gerado um grande déficit para o bom andamento do serviço público. A reforma gerencial implantada como uma solução para substituir o sistema burocrático, ainda não produziu resultados significativos. Dos diversos problemas existentes no sistema gerencial da Administração Pública, o mais relevante ainda é a corrupção. Gestores cada vez mais políticos e descomprometidos com a sociedade, que visam somente interesses pessoais, mancham cada vez mais a confiabilidade da Administração Pública brasileira.
Uma solução viável para a evolução do Estado e da sociedade é a contratação gradativa de profissionais formados na área de gestão pública, comprometidos com um processo de mudança para um sistema administrativo com foco em resultados.

Referências Bibliográficas
Livro
ALEXANDRINO, M.; VICENTE, P. Direito Administrativo, - 12. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2006.
MATIAS-PEREIRA, J. Manual de Metodologia de Pesquisa Científica. - 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
_______. Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

De Internet
Características da Pesquisa Qualitativa
<www.pgsc.ufma.br/arquivos/pesquisaqualitativa.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2011.
SCHOMMER, Paula Chies. 102 • ©RAE • VOL. 43 •. Nº 4. GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: NOTÍCIAS DO TEATRO DE OPERAÇÕES. Paula Chies Schommer. FGV-EAESP. INTRODUÇÃO A gestão pública... <www.scielo.br/pdf/rae/v43n4/v43n4a07.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2011.

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