terça-feira, 10 de maio de 2011

Visão Do Cidadão Brasileiro Sobre A Administração Pública

Autores: Dener Reis de Figueiredo, Denilson Bezerra dos Santos, Giovani do Vale Cândido, Luiz Roberto da Silva Junior e Thiago Barbosa Visconti Cavalleiro
Alunos De Gestão Pública Do Centro Universitário - UDF
 
Introdução

A Administração Pública em sentido amplo é o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas destinadas à execução das atividades administrativas, ou seja, da execução das decisões políticas e legislativas. Seu objetivo está focado na gestão de bens e interesses qualificados da sociedade no âmbito dos três níveis de governo: federal, estadual e municipal, sempre visando ao bem comum.
Com o passar dos anos observou-se a má gestão das autoridades políticas com a administração pública, deixando o cidadão brasileiro desiludido e pessimista. Diante desta circunstância será analisada a visão do cidadão brasileiro sobre a situação atual da administração pública, por meio de pesquisa de opinião realizada em Brasília – DF.

Pesquisa

Com foco na pesquisa de opinião, realizada no período de 25 a 28 de abril 2011, na cidade de Brasília - DF foi utilizado um questionário, com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de conhecer o conceito do cidadão brasileiro a respeito da administração pública. Foram disponibilizadas cinco chaves de perguntas de uma forma dinâmica, para conhecer o perfil do entrevistado, a fim de subsidiar os resultados da pesquisa, sendo ela dividida por gênero, idade, naturalidade, grau de instrução e, por fim, a opinião sobre a administração pública no Brasil, conforme os resultados abaixo:


Gráfico 1. Distribuição da amostra por faixa etária.


Gráfico 2. Distribuição da amostra por sexo.


Gráfico 3. Distribuição da amostra por nascidos em 
Brasília e residentes na cidade oriundos de outros estados.


Gráfico 4. Distribuição da amostra por nível de escolaridade.




Gráfico 5. Percepção dos entrevistados sobre a 
Administração Pública Brasileira.


 
Verificou-se diversificação das opiniões pesquisadas, revelando uma sociedade heterogênea no que diz respeito à visão geral sobre o gerenciamento da administração pública.
Texto explicativo retangular com cantos arredondados: Este parágrafo está muito grande, confuso e misturando vários assuntos. Precisa ser mais bem trabalhado. Dividam em pelo menos dois e foquem cada um num assunto.Com base nos resultados alcançados pela pesquisa de opinião, apurou-se que a maioria dos entrevistados tem uma visão negativa sobre a administração pública, classificando-a como ruim ou razoável e, embora acreditem no sistema, esperam leis mais rigorosas, políticos honestos, funcionários concursados e capacitados a fim de que a administração seja mais transparente e eficiente.
Os entrevistados entendem que o excesso de burocracia emperra o andamento célere de vários processos na administração e de alguma forma favorecem aos desvios de recursos facilitando a corrupção. Destacam-se algumas das opiniões colhidas durante a pesquisa:
¨Adotar uma administração com critérios mais sólidos, transparentes e participação popular a fim de alcançar melhores resultados¨
Esta é a opinião de uma entrevistada com idade entre 36 e 40 anos, natural de Brasília, com formação superior; por outro lado o entrevistado originário do Ceará, com idade entre 25 e 31 anos, que não declarou a escolaridade, afirmou que:
¨a administração está ótima¨
Com base nas respostas dos entrevistados, o parâmetro utilizado nos mostra que as opiniões podem ser bastante diversificadas.
Em síntese, podemos dizer que parte dos entrevistados acredita que com um processo eleitoral transparente por meio da adoção da ficha limpa, ou talvez com a introdução de um sistema em que o político eleito exercesse seu mandato sem remuneração, ou seja, pelo voluntariado, muitos dos desmandos deixariam de ocorrer, já que houve colocações a respeito da postura destes agentes públicos.
Outra parte dos entrevistados acredita que a realização de concursos públicos é o bastante para acelerar o funcionamento da máquina pública e trazer atendimento de qualidade em vários setores principalmente no sistema de educação, saúde e segurança pública. Há também a visão de que a administração pública no Brasil é extremamente dispendiosa e ineficiente, engessada por leis esparsas, decretos, medidas provisórias, regulamentos, entre outros, tornando o sistema paralisado. A administração pública no Brasil deveria ser pautada num modelo privado onde se acredita no dinamismo, na eficiência, na lucratividade e nos resultados positivos.
Conclusão
Conclui-se após análise dos resultados da pesquisa que a maioria dos entrevistados está insatisfeita com o processo que envolve a gestão pública. Pode-se afirmar que o cidadão não está completamente alheio ao papel que deve ser desempenhado pela Administração Pública, mais politizado e conhecedor dos seus direitos.
De uma forma indireta tem procurado cobrar dos administradores públicos eficiência, eficácia e transparência nas ações administrativas. Espera-se com isso que os novos gestores possam suprir essa deficiência deixada pela administração pública ao longo da história política do país. 

Referências Bibliográficas
Livro
MARCELO, Alexandrino. Direito Administrativo/ Marcelo Alexandrino e Vicente de Paulo, - 12 ed. Rio de Janeiro: Editora impectus, 2006.
Livro
MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia de Pesquisa Científica. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2010
De Internet
Características da Pesquisa Qualitativa
SCHOMMER, Paula Chies. 102 • ©RAE • VOL. 43 •. Nº 4. GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: NOTÍCIAS DO TEATRO DE OPERAÇÕES. Paula Chies Schommer. FGV-EAESP. INTRODUÇÃO A gestão pública... www.scielo.br/pdf/rae/v43n4/v43n4a07.pdf. Acesso em 20 de abril de 2011
Quadros, Fernanda. A Administração Pública: uma análise de sua história, conceitos e importância. Fonte: http://www.webartigos.com/articles/37923/1/A-Administracao-Publica-uma-analise-de-sua-historia-conceitos-e-importancia-/pagina1.html#ixzz1Ly8fW2Pc. Acesso em 20 de abril de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário